Seja Um voluntário

Não importa qual a sua habilidade ou especialidade, você pode ser útil oferecendo um pouco do seu tempo e dedicação, contribuindo com aquilo que sabe fazer. A Defesa Civil, em época de normalidade atua em projetos de prevenção e minimização de desastres, enquanto que em períodos de anormalidade atua na resposta às ocorrências de desastres, diminuindo os sofrimentos decorrentes de danos e/ou prejuízos da população atingida.

Se você tem espírito solidário, disponibilidade de tempo e quer ajudar a melhorar a qualidade de vida de sua comunidade, preencha o formulário solicitado e aguarde ser contatado. Acesse o link a seguir e faça seu cadastro para tornar-se um voluntário http://www.voluntariosonline.org.br/oportunidade/publica/oportunidade_interna.xhtml

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Secretaria da Saúde orienta sobre medidas de prevenção em alagamentos


Secretaria da Saúde orienta sobre medidas de prevenção em alagamentos

Em função das fortes chuvas registradas nesta época do ano e também nos meses de verão, a Secretaria Municipal da Saúde dá orientações de prevenção para quem entrou em contato com as águas das cheias.

Cuidados na limpeza:

A lama tem alto poder infectante e nestas ocasiões fica aderida aos móveis, paredes e chão. A recomendação que se faz é que durante a limpeza haja proteção com luvas e botas de borracha, lavando o local com solução de água sanitária (hipoclorito de sódio a 11% ou 2,5%)

Limpeza nas residências/comércio
a) 1 balde de 20 litros de água, adiciona 1 xícara de hipoclorito de sódio a 11%
b) 1 balde de 20 litros de água, adiciona 4 xícaras de hipoclorito de sódio a 2,5%.

Limpeza de caixa d’água
- Caixa d'água de 1000 litros (se for hipoclorito de sódio 11%, adicionar 250 ml ou 1 xícara)
- Caixa d’água de 1000 litros (se for hipoclorito de sódio 2,5%, adicionar 1 litro)
* Adicionar o hipoclorito de sódio na água esfregar as paredes e fundos, depois esvaziar completamente a caixa d'água antes do uso para consumo.

Cuidados com a água para consumo
Cuidados com a água para o consumo humano direto: quando há suspeita da contaminação da água a ser bebida, deve-se utilizar 2 (duas) gotas de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para cada litro de água e aguardar 30 minutos para consumir. Caso não haja água sanitária, a fervura é uma medida segura para o consumo.

Cuidados com alimentos
Todo alimento que ficou submerso ou umedecido não deve ser consumido, mesmo que esteja em embalagem plástica ou seja enlatado. Caso tenha ocorrido falta de energia e os alimentos tenham ficado na geladeira, sem contato com as águas, não consumi-los se tiverem alteração de cor, odor ou consistência, como, por exemplo, carne crua amolecida.

Pessoas com ferimentos:
Pessoas com ferimentos devem receber os cuidados necessários de assepsia nas unidades de saúde.
Avaliar a necessidade de vacinação anti-tetânica.

Conduta em caso de acidentes por animais peçonhentos (aranhas, serpentes, escorpiões, taturanas ou lagartas)
Encaminhar imediatamente o paciente para hospital (pronto-socorro) mais próximo. Somente o hospital possui o soro para animais peçonhentos.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde/Vigilância em Saúde

Indianara Jacomini
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal da Saúde de Joinville
Telefone: 3481 5120 - 8441 4774

Nenhum comentário:

Postar um comentário