Clima | 09/09/2011 | 08h17min
Maior preocupação é com o rio Águas Vermelhas, no Morro do Meio
Joinville resistiu bem aos 172 mm de chuva que caíram sobre a cidade nos últimos três dias. Nenhuma situação mais grave foi registrada pela Defesa Civil até as 20 horas desta quinta. De acordo com o órgão, 12 bairros foram atingidos com pequenos deslizamentos e alagamentos de ruas.
— Não tivemos registros de graves ocorrências. Temos três abrigos provisórios que podem ser usados em caso de emergência —, lembrou o coordenador de prevenção da Defesa Civil, Milton Farikoski.
Os abrigos estão localizados nos bairros Morro do Meio, Jativoca e Santa Mônica.
— A cidade não possui um rio tão volumoso como o Itajaí-açu, no Vale do Itajaí. Por isso que os problemas também foram menores —, acredita o coordenador da Defesa da região norte, Edival Pereira.
Nesta quinta, a maré na região de Joinville também não subiu, o que ajudou a evitar novos pontos de alagamentos.
A limpeza de rios e valas, feita por equipes da Prefeitura, também colaborou. De janeiro a agosto de ano, foram realizados trabalhos de limpeza em 20 quilômetros de rios, córregos e valas em bairros de todas as regiões da cidade.
Preocupação
A maior preocupação na cidade, no entanto, é com o rio Águas Vermelhas, no bairro Morro do Meio, zona Oeste da cidade. Na rua Minas Gerais, que dá acesso aos principais loteamentos do bairro, parte da via ficou encoberta pela água nas primeiras horas do dia. Apesar dos riscos, a maioria dos motoristas continuou fazendo a travessia pelo trecho inundado.
No bairro Cubatão, na zona Norte de Joinville, um trecho na beira da rua Dorothóvio do Nascimento ficou ameaçado por um ponto de erosão às margens do rio Cubatão, formado pelo excesso de chuva. A Defesa Civil apenas sinalizou o local, mas não descartou a possibilidade de interdição caso houvesse um desmoronamento maior.
Situação parecida aconteceu na avenida Paulo Schroeder, na zona Sul, onde a pista quase foi invadida por um morro que cedeu em um terreno particular.
>>> Acompanhe em tempo real a cobertura dos transtornos provocados pela chuva SC:
Nenhum comentário:
Postar um comentário