Seja Um voluntário

Não importa qual a sua habilidade ou especialidade, você pode ser útil oferecendo um pouco do seu tempo e dedicação, contribuindo com aquilo que sabe fazer. A Defesa Civil, em época de normalidade atua em projetos de prevenção e minimização de desastres, enquanto que em períodos de anormalidade atua na resposta às ocorrências de desastres, diminuindo os sofrimentos decorrentes de danos e/ou prejuízos da população atingida.

Se você tem espírito solidário, disponibilidade de tempo e quer ajudar a melhorar a qualidade de vida de sua comunidade, preencha o formulário solicitado e aguarde ser contatado. Acesse o link a seguir e faça seu cadastro para tornar-se um voluntário http://www.voluntariosonline.org.br/oportunidade/publica/oportunidade_interna.xhtml

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estação meteorológica sofre ataque de vândalos no bairro João Costa

  Estação meteorológica sofre ataque de vândalos no bairro João Costa
      Joinville (16/09/2011) - Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Vândalos destruíram parte da estação meteorológica localizada no cemitério Nossa Senhora de Fátima, no bairro João Costa. A região Sul está sem sistema de alerta e sem informações de monitoramento de chuvas intensas que afetam principalmente a região do Itaum. "A própria comunidade acaba sendo prejudicada", disse o supervisor ambiental do Viva Cidade, o engenheiro agrônomo Dieter Klostermann.

A ação ocorreu no início da semana. Os vândalos cortaram a cerca que protegia a estação, invadiram a área, arrombaram a caixa e levaram equipamentos como sistema de comunicação e baterias. Com a estação, é possível monitorar quantidade de chuva, vazão de rios, radiação solar, direção e intensidade do vento, umidade relativa e realizar o monitoramento da temperatura. Esses dados são enviados para a Defesa Civil que toma as decisões necessárias. A estação funcionava desde dezembro do ano passado.

"Agora ficamos com uma grande insegurança. Vamos desmontar e mudar a estação para um local mais seguro, que atenda as necessidades como boa comunicação com o morro do Boa Vista", disse Dieter. Enquanto isso, a região fica sem coleta de informações. O sistema de alerta precisa de uma série histórica de dados de intensidade de chuvas ou cheias. Ou seja, a coleta não pode ser interrompida. Esses equipamentos específicos para esse fim não tem valor comercial.


Essa é uma das 11 estações implantadas e que estava em operação de uma rede de monitoramento hidrometeorológico que integra o Projeto Viva Cidade (Projeto de Revitalização Ambiental e Qualificação Urbana em Áreas das Bacias Elementares dos Rios Cachoeira, Cubatão e Piraí), que está sendo realizado pela Prefeitura em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). "A intenção com essas estações é criar um sistema para avaliar e monitorar os fenômenos climáticos no município de Joinville", disse Dieter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário