Seja Um voluntário

Não importa qual a sua habilidade ou especialidade, você pode ser útil oferecendo um pouco do seu tempo e dedicação, contribuindo com aquilo que sabe fazer. A Defesa Civil, em época de normalidade atua em projetos de prevenção e minimização de desastres, enquanto que em períodos de anormalidade atua na resposta às ocorrências de desastres, diminuindo os sofrimentos decorrentes de danos e/ou prejuízos da população atingida.

Se você tem espírito solidário, disponibilidade de tempo e quer ajudar a melhorar a qualidade de vida de sua comunidade, preencha o formulário solicitado e aguarde ser contatado. Acesse o link a seguir e faça seu cadastro para tornar-se um voluntário http://www.voluntariosonline.org.br/oportunidade/publica/oportunidade_interna.xhtml

segunda-feira, 23 de abril de 2012

No Dia da Terra Joinville se Movimentou para a Rio+20


Hoje foi um domingo especial, nunca havia participado de uma celebração do Dia da Terra, muito menos ajudado a organizar uma, embora, eu acredite que as questões ambientais devem estar presentes no dia a dia e não apenas em datas específicas, momentos como este possibilitam com que as pessoas reflitam sobre o seu papel neste planeta.
A Fer pintou a mão esta camiseta, inclusive a logo do Rio+Você!
Para celebrar o Dia da Terra o Comitê Catarinense para Rio+20 em Joinville atuou no Joinville em Movimento, onde uma rua na área central da cidade é fechada para a passagem de carros, possibilitando que adultos, crianças, adolescentes possam caminhar, andar de bike, de skate, de patins tranquilamente. O Comitê então criou o slogam, Joinville em Movimento para Rio+20, nos manifestamos contrários a mudança do Código Florestal Brasileiro. Tivemos pouco tempo para planejar e organizar devidos nossas atividades, em contrapartida, tanto eu quanto a Ana Paula Souza, a Fernanda Arins e a Milena estávamos com muita vontade de fazer algo diferente que sensibilizasse a população, sendo assim, construímos uma programação com algumas atividades, contando com a ajuda de parceiros.
Sensibilização sobre a importância da Florestas
Montei alguns cartazes para falar com as crianças sobre as florestas e suas funções, passei a madrugada de sábado para domingo preparando com alguns materiais que tinha em casa, para ter uma base e ilustrar a fala,. A Fernanda levou alguns instrumentos (pau de chuva, apitos com sons de aves, chacoalho com sementes, tambor, um instrumento que imita o som de trovoada), ela fez a trilha sonora e tantos crianças como os adultos ficaram interessadas. A Ana Paula me auxiliou neste momento a transmitir as informações e fazer questionamentos.
Percebi, através dos comentários das crianças, das respostas em relação as nossas perguntas, que os professores tem feito um bom trabalho em sala de aula, pois elas respondiam e comentavam com propriedade. Somente um professor consegue estes resultados, por isso, fiquei muito feliz!
Oficina de Pintura sobre as Florestas
Após terminar a fala de sensibilização sobre as florestas crianças e pais foram convidados a pintar no papel craft suas impressões sobre o que foi comentado. Felicidade geral para todos neste momento. Tudo tão simples, mas, ao mesmo tempo tão significativo para os que estavam lá. A vontade, o envolvimento, respeitando o espaço um do outro para criar algo coletivo foi muito bonito de ver.
Amanda – 5 anos, ela disse que é artista! ;)
Filipe de Oliveira Boehm – 5 anos, respondia todas as perguntas, sabe tudo! :)
Henrique Toscki – 2 anos e 8 meses – A mãe dele disse que estava caindo uma tempestade na floresta dele, ele pintou uma nuvem cinza! ♥
Sara Schonaeth – 3 anos e 2 meses, uma árvores com muitos frutos! :)
Maria Eduarda Menezes – 5 anos, viu, a tia tirou uma foto dela! :*
Aline Fernandes e Maria Eduarda Menezes – ambas com 5 anos, elas pintaram árvores e borboletas! :)
Quero agradecer a artista plástica Marcia Camargo por nos fornecer tintas e pincéis entre outros materiais para a oficina. ♥
Jogo Trilha de Chão do Matias Gota
Esta trilha proporcionou que crianças e adultos pudessem conhecer melhor as etapas de tratamento da água, antes de chegar em suas casa, também abordava através de cartões com perguntas temas como: poluição, ciclo da água, mata ciliar, resíduos, desperdício de água.
Quero agradecer a  Alessandra Mendes, coordenadora de educação sócio-ambiental da Companhia Águas de Joinville que gentilmente nos emprestou o jogo e folhetos explicativos sobre a limpeza da caixa d´água para nossa celebração do Dia da Terra. O jogo foi bastante apreciado pelo caráter dinâmico e educativo, chamou muito a atenção.
Entrega de Material Educativo da Fundema
A Milena tomou a iniciativa de conversar com a Fundação do Meio Ambiente de Joinville sobre uma parceria com o Comitê Catarinense para a Rio+20 no Dia da Terra. Gentilmente cederam para ser entregue aos que passaram por ali ecobags, jogos e folhetos de educação ambiental, funil para coleta do óleo de cozinha e banners sobre os 5Rs.
A Milena e a Fernanda prestaram esclarecimentos antes de entregá-los dando muita atenção a todos. Nossos agradecimentos a Fundema pela parceria na entrega desse material para ser distribuído no evento.
Agradecimento a Prefeitura Municipal de Joinville
Agradecemos a PMJ por autorizar o Comitê Catarinense para a Rio+20 a celebrar o Dia da Terra no espaço Joinville em Movimento, além de nos fornecer mesas cadeiras e pessoal de apoio, obrigado a todos e a Fabiane pela tenda! ;)
Comitê Catarinense para a Rio +20 em Joinville
Uma ação simples sensibilizou muito as pessoas (pais e filhos) para as questões ambientais, quem participou das atividades do Joinville em Movimento para Rio+20 em celebração ao Dia da Terra, promovida pelo Comitê Catarinense para a Rio+20 gostou tanto e se sentem tão carentes de momentos reflexivos como este que nos pediram bis, foi muito gratificante! ♥
Sim, nós fizemos a  diferença na vida das pessoas e crianças que passaram pelo Joinville em Movimento para a Rio+20 Ana Paula SouzaFernanda O. Arins e Milena e sua filha Aninha (foto abaixo), com companheirismo, força de vontade em prol da coletividade, suprindo pelo menos em uma manhã uma carência da comunidade.
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer…
Geraldo Vandré
Participe dos Diálogos Sociais para a Rio+20, informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário